segunda-feira, 23 de abril de 2012

Partilhar Conteúdos - As Imagens

A web 2.o de que aqui temos falado propõe-nos mais do que infraestruturas digitais, ferramentas de criação, colaboração e partilha de ideias que se podem exprimir em diferentes formatos, apelando à criatividade e capacidade comunicativa de cada um. A Web 2.o é assim uma estratégia de comunicação ao serviço da educação e de promoção do valor institucional de serviços como sejam as escolas, as bibliotecas públicas ou as que aqui nos importam as escolares.

O Flickr permite utilizar a fotografia como suporte de localização para projectos tão diversos como a caracterização de um local, de arquivo de fontes históricas relacionando-as com um determinado espaço, que pode ser o local onde se encontra, ou um museu que o recolheu. Pode ser usado para a mostra de trabalhos visuais, de ilustração sobre uma temática, uma leitura realizada. O Flickr permite agregar colecções de imagens em função de etiquetas e de álbuns criados.

Levanta algumas questões que são as que a Web 2.o levanta em relação aos direitos de autor. Há uma difusão de ideias, de partilha de informação, base para uma construção de conhecimento, mas há uma perda evidente da autoria dessas ideias que se vai alterando e perdendo no processo de transmissão entre diferentes utilizadores. Existe no Flickr a possibilidade de criar um copyright mais controlado ou mais aberto, mas isso não garante a autoria dos documentos.


A experiência que vou tendo e aquilo que tenho feito tem passado por utilizar imagens de alunos em planos cuidados de modo a garantir no âmbito do grupo uma integração menos individualizada de cada elemento. A criação de um ficheiro com autorizações dos alunos, embora seja um processo moroso e burocrático pode atenuar as dificuldades da gestão da imagem. Fazer os encarregados de educação escolher entre a publicação nos suportes de papel (Boletins), a sua integração em blogs / sites permite-lhes escolher uma difusão dessas imagens com objectivos diferenciados.

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