segunda-feira, 23 de abril de 2012

Partilhar conteúdos - Apresentações

A Web 2.o como já sucessivas vezes afirmámos vive muito da partilha de conteúdos, dando-nos a expressividade que cada um consegue colocar sobre a informação e as suas ideias, dando assim voz à criatividade individual. É sem dúvida uma forma de expressão, mas de aprendizagem de ideias, formatos, formas de ver o que nos rodeia.

As apresentações em slideshare, os podcasts, a construção de apresentações que interligam a imagem, o som e o áudio enriquecem as formas de aprender e de comunicar. As apresentações dinâmicas permitam a organização de conceitos e até o seu mapeamento torna mais visual as distintas, cinésticas e divergentes formas com que a inteligência se exprime. Os podcasts permitem a uma Biblioteca fazer uma animação digital e uma promoção de recursos muito interessante e de marketing efectivo aos utilizadores.

E o que pode partilhar uma Biblioteca Escolar? Os conteúdos que podem junto dos seus utilizadores serem interessantes, formativos  e lúdicos. Os trabalhos dos alunos são importantes serem publicados, utilizando critérios de rigor e de qualidade científica, de modo a dar visibilidade, mas também para motivar outros a participar. Os documentos devem ser organizados em etiquetas ou    alojados em páginas próprias. A recuperação dessa informação é importante.

É importante fazer a protecção dos documentos sobre os downloads e é essencial a Biblioteca investir numa estratégia de copyright, que lhe garanta os direitos de autor nesta web 2.0. O registo no Creative Commons ou o IBSN (Internet Blog Serial Number) são algumas dessas possibilidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário