domingo, 13 de maio de 2012

Promover a Biblioteca no Digital

"You are looking for empathy. You are looking for a sense of understanding that only comes with experiencing something for yourself. You are looking for honesty and authenticity. And you are looking for credibility." (1)

A Biblioteca escolar organiza-se num conjunto variado de funções que procuram responder ao essencial das opões educativas que a Escola como instituição promove. A leitura, as literacias, o apoio ao curriculo, a promoção cultural, o impacto que promove nas aprendizagens são exemplos das suas diversas opções de trabalho e de fundamentação da sua existência. De espaço de livros a BE evoluiu para um centro de gestão de informação, onde se conjugam as mais diversas literacias.

A informação coloca às bibliotecas escolares questões importantes, que correspondem às diferentes fases do processo informacional. No processo de circulação de informação, nem sempre se cuida de uma das suas etapas mais primiordiais (comunicação/difusão), sendo esta essencial para a funcionalidade da Biblioteca Escolar como serviço de uma instituição.

Na relação que estabelece com os seus tuilizadores, a BE necessita de uma estratégia comucacional que a revele, que faça que os seus utilizadores directos a sintam sua e que a instituição reconheça o seu insubstituível papel. Num mundo organizado social e culturalmente pelas novas ferramentas digitais, a BE precisa de as promover e de as aproveitar.

Aproveitar para formar utilizadores, mas também para difundir o que faz, conseguir construir serviços de referência, revelar que tipo de documentos constrói, que espaço dinamiza, que recursos utiliza, a que utilizadores chega e não necessáriamente os que fisicamente lá entram. Para este reconhecimento é essencial uma presença na Web consistente. É pois indispensável estar presente nas redes sociais, nos aplicativos que geram informação e em plataformas que lhe dêem significado.

É necessário fazer uma escolha de quais as que mais podem interessar àquela Biblioteca e ter um site. Um Site parece-me, pois uma ferramenta digital essencial para a Biblioteca. O site permite agregar a dimensão real do que é a dinâmica de uma Biblioteca. E permite-nos questionar que tipo de capacidade comunicativa estabelecemos com a comunidade que é servida. Um site é no momento, para uma Biblioteca uma porta de entrada no virtual, dando consistência e espelho ao que no espaço físico ela tenta ser de diferenciado no mundo da leitura e das literacias.

(1) http://darmano.typepad.com/logic_emotion/2007/09/questions-for-t.html

Sem comentários:

Enviar um comentário