segunda-feira, 5 de março de 2012

A BE e as novas tecnologias

"Porque no habrá uma nueva sociedad, baseada em transformar informácion en conocimiento, sin tecnología, cultura y educación" (1)


Os últimos vinte anos viram nascer gradualmente a utilização de ferramentas tecnológicas que nos trouxeram a possibilidade de chegar ao contacto com o mundo de uma forma muito mais rápida e interactiva no acesso à informação. Os alunos antes de estudantes, são utilizadores dos media. Assim as escolas necessitam de trabalhar as  capacidades de “leitura” da informação. Capacidades que tornem a Biblioteca Escolar um centro criterioso de construção de conteúdos informativos e os possam disponibilizar na construção do currículo por alunos e docentes. Esta questão conduz-nos a relacionar Bibliotecas Escolares, Literacia e Currículo e a trazer algumas ideias/pistas de acção, a saber:
1. As novas competências que promovem o trabalho colaborativo, a capacidade reflexiva e a sua aplicação a diferentes contextos de aprendizagem;
2. As áreas de intervenção de uma experimentação das temáticas que se integram no ensino-aprendizagem; 
3. As Literacias de informação, mas também as digitais que permitam a utilização criteriosa e de uso adequado pelos jovens dos meios tecnológicos; 
4. A gestão da informação que deve ser pensada pela Biblioteca, mas também em todo o Agrupamento, como uma ferramenta e um meio para intervir criticamente;
A Biblioteca Escolar no início do século XXI necessita assim de conhecer os meios que permitam uma nova forma de construir o conhecimento que deverá ser sempre autónomo na sua utilização. 
(1) Antonio Rodriguez de las Heras, in http://www.rodriguezdelasheras.es/

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